.comment-link {margin-left:.6em;}

... c'a cabeça entre as orelhas

sábado, setembro 30, 2006

A D. Adelaide do 3º Esquerdo

É sábado. De manhã. Dia da D. Adelaide do 3ºEsquerdo lavar as escadas. Curiosamente, e talvez porque não o faça durante a semana, já estava acordada e pronta para sair de casa.
Eis senão quando começo a ouvir discussão nas escadas. D. Adelaide e Vanessa, vizinha do 4º Esquerdo - sim, por cima da D. Adelaide.
Escuto atrás da porta até perceber o problema em causa, para não ser apanhada de surpresa. Saio, e D. Adelaide olha para mim como se eu fosse uma aliada, caidinha do céu. "Oh menina, é um barulho de noite que não se pode, uma sirene, "uó, uó, uó", toda a noite, nem dormi nada!".

Vanessa está prestes a pedir licença e ir buscar um objecto cortante e acabar ali com as infâmias. "Eu já lhe disse que não fomos nós. Eu também ouço o barulho, mas é ao longe. E isso de virem cá tocar às 4 da manhã...!"
"Eu bem disse à minha filha para não vir cá tocar. Que não queria problemas com ninguém". D. Adelaide tem um discurso que não corresponde ao olhar raivoso, que lhe vejo nos olhos sempre que se vem queixar da Teresa do 3ºDireito - "aquela porca".
"Mas isso resolve-se, menina. Chama-se a polícia, e eles vêm cá e vêem logo de onde vem o barulho". A D. Adelaide tem os polícias em muito boa conta, deve ver muito o CSI.
"Quer chamar a Polícia? Chame, não fomos nós!", diz a Vanessa.
"Pois, eu vou mas é marcar uma reunião de condomínio, e resolve-se logo isso". A D. Adelaide pensa melhor e se calhar os polícias portugueses não são bem como os de Las Vegas, Nova Iorque, ou Miami, e podem não encontrar logo o problema. Mas os aliados da terceira idade dos outros andares vão decerto ficar do seu lado. Penso cá para mim que a próxima reunião de condomínio vai ser a minha primeira.

Olho para Vanessa e encolho os ombros em jeito de solidariedade. Tento fazer ver à D. Adelaide que a sirene pode ter muitas proveniências, não vem necessariamente do andar de cima, mas vejo a mágoa nos olhos dela por eu não a ajudar a desancar a Vanessa. Mais do que isso, vejo a raiva com que ela fala da Teresa, e a partir de hoje vai falar da Vanessa.
Anoto mentalmente que esta semana tenho que fazer as pazes com a D. Adelaide. Não me quero juntar à Teresa e à Vanessa no coração raivoso da D. Adelaide.

Esgotado o assunto e a paciência das duas, a Vanessa fecha a porta e a D. Adelaide desce escada abaixo a balbuciar os seus argumentos.
Mal posso esperar por ler a acta da próxima reunião de condomínio.

Uma história que resume a essência da D. Adelaide aconteceu aqui há coisa de um ano, quando só vivíamos lá aos fins-de-semana (há uns 2 anos). D. Adelaide passa por nós nas escadas e pergunta, à minha frente: "Oh Sr. João... Esta já é outra, não é?".

3 Comments:

Blogger apipocamaisdoce said...

Então mas afinal a D. Adelaide é do direito ou é do esquerdo?

18:23

 
Blogger Joana said...

É do 3º Esquerdo, sim senhora.
Muito atenta, assim é que é.

01:21

 
Blogger strait said...

afinal havia outra...

17:28

 

Enviar um comentário

<< Home